SEO Marketing?

O que é SEO ou Search Engine Optimization? Entenda isso e veja como melhorar o SEO Marketing do seu site, página ou loja. Isso sim é performance!

O SEO é um termo que em português significa otimização para mecanismos de busca e que diz respeito as estratégias usadas para ranquear um site dentro de mecanismos de busca como o Google, o mais famoso de todos.

É praticamente impossível trabalhar com internet sem ouvir falar da sigla SEO. Desde a metade dos anos 90 já se falava sobre o assunto, só que naquele tempo, os mecanismos não buscavam seu site automaticamente pela rede. Quando alguém criava uma nova página, era preciso enviar o link para o sistema para que ele colocasse sua URL dentro da biblioteca de resultados. 

Hoje é muito mais fácil ser encontrado pelos mecanismos de busca, mas a briga para conseguir uma boa posição nessas buscas é cada vez mais complicada.

Por trás da busca

Entender quem faz e como se dá a procura por seu conteúdo definirá as melhores práticas de SEO para seu negócio na web e sabemos que é fundamental estar sempre presente e bem posicionado nos resultados de pesquisas. Para ter um bom desempenho, conhecer como é que as pessoas pesquisam pelo seu conteúdo (palavras e frases) ao estruturar as suas páginas é a melhor maneira de ter um conteúdo que potencialize os resultados de SEO. 

Como ter um bom SEO?

A essência de tudo está na raiz, na forma como estruturamos as informações de cada página. Essa estrutura de informações se faz em um código de programação denominado HTML, que é uma abreviação em inglês para HIPER TEXT MARKUP LANGUAGE e que traduzido para o português é LINGUAGEM DE MARCAÇÃO DE HIPERTEXTO.

Uma linguagem de marcação de hipertexto (HTML) é o conjunto de símbolos ou códigos de marcação inseridos em um arquivo para exibição na internet. A marcação informa aos navegadores da web como exibir as palavras e imagens de uma página da web.

Um bom SEO começa pela marcação do hipertexto e na forma como é estruturado e implementadado. É com base nessas informações que o Google e outros mecanismos de busca vão encontrar e indexar uma página em seu sistema para apresentar em seus resultados de pesquisas.

Heading Tags

São tags de título, ou também conhecidas como tags de cabeçalho, que em forma de texto indicam o contexto do conteúdo da página. Por essência, assim como no título de um artigo, ajudam na interpretação da leitura pelo usuário. No HTML, podem ajudar à ter uma boa indexação pelos motores de busca, já que vão indicar a relevância contextual da página em relação a uma pesquisa feita no Google, por exemplo.

Elas são de suma importância para o SEO e são referenciadas pelas siglas H1, H2, H3, H4, H5 e H6 (heading 1, heading 2…). Se utilizadas com eficiência elas podem aumentar a relevância da página por indicar aos motores de busca que o conteúdo pesquisado pelo usuário é relevante para ele. E assim, aumentam as probabilidades da página aparecer entre as melhores posições no resultado da pesquisa.

As heading tags fornecem estrutura e contexto para a página. Cada cabeçalho deve dar ao leitor uma ideia das informações que ele pode obter no texto do parágrafo seguinte. Uma maneira útil de pensar em tags de cabeçalho é compará-los a um índice de um livro, onde:

H1 apresenta o tópico da página, assim como um título informa ao leitor do que se trata um livro. H2 são semelhantes a capítulos de livros, descrevendo os principais tópicos que você cobrirá nas seções da pagina. Já os cabeçalhos subsequentes, do H3 ao H6, servem como subtítulos adicionais dentro de cada página, assim como um capítulo de livro pode ser dividido em vários subtópicos.

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Inclua palavras-chave nas heading tags

Embora os cabeçalhos não tenham um impacto tão grande no SEO quanto um backlink (por exemplo, um link de outro site para o seu), o Google os analisa para reunir o contexto de uma página.

Como com qualquer coisa em que o Google preste atenção, vale a pena incluir palavras-chave nas tags de cabeçalho. Isso não significa que você deva usar palavras-chave a todo custo, ok? Seja criterioso(a), afinal de contas o texto precisa ser bem construido e ter uma leitura fácil e agradável. Por favor não faça spam de palavras-chave nas suas páginas.

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Meta tags

As meta tags são fragmentos de texto que descrevem o conteúdo de uma página; as metatags não aparecem na página em si, mas apenas no código-fonte da página. São pequenos descritores de conteúdo que ajudam a informar aos mecanismos de pesquisa do que se trata uma página da web. Por exemplo, se uma meta tag incluí a palavra “chocolate em pó” estará dizendo para o Google que o conteúdo dessa página tem a ver com esse contexto.

Meta tags só existem em HTML, geralmente no “cabeçalho” da página e, portanto, só são visíveis para os mecanismos de pesquisa (e pessoas que sabem onde procurar). O “meta” significa “metadados”, que é o tipo de dados que essas tags fornecem: dados sobre os dados em sua página.

Se quiser descobrir se uma determinada página está usando metatags, basta clicar com o botão direito em qualquer lugar da página e selecionar “Exibir código-fonte da página”.

Uma nova guia será aberta no Chrome (no Firefox, será uma janela pop-up). A parte no topo, ou “cabeçalho” da página, é onde as metatags estariam.

Existem três tipos de meta tags que valem a pena conhecer melhor por serem mais relevantes para o marketing na web.

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Title Tag

É a tag do título que é o texto que você verá na parte superior do seu navegador. Os mecanismos de pesquisa veem esse texto como o “título” da sua página.

As tags de título são as mais importantes de todas as meta tags! Elas têm um impacto real nas classificações de pesquisa e ficam posicionadas na parte superior do navegador. São relevantes tanto páginas de resultado de pesquisa orgânica (SEO) ou páginas de destino acessadas com midia paga (a partir de um anúncio do Google por exemplo).

www.yamidia.com.br exemplo de exibição de tag de título
Exemplo de tag de título no navegador

A utilidade principal desta tag é tão simples quanto dar um título principal para que quem estiver lendo essa página a possa identificar com facilidade ao, por exemplo, alterar entre várias abas em sua área de trabalho e assim otimizar a sua experiência ao usar o nevegador. 

Consequentemente, por ser o título da página, é a primeira informação que o mecanismo de pesquisa vai ter para julgar se a sua página é o não relevante para o conteúdo pesquisado pelo usuário, daí a suma importância de ter um bom título, combinando-o com o conteúdo da página. Por exemplo, o titulo de uma página de um produto de uma loja deveria ser:

NOME DO PRODUTO | TIPO DE PRODUTO | CATEGORIA DO PRODUTO | NOME DA LOJA 

ou no mínimo assim:

TIPO DE PRODUTO | NOME DO PRODUTO | NOME DA LOJA

Meta Description Tag

É um atributo que por aqui se chama tag de meta descrição e é uma breve descrição da página.

A meta descrição, de maneira muito simples, explica aos mecanismos de pesquisa e aos próprios pesquisadores sobre o que a sua página trata (qual conteúdo). Digamos que você esteja pesquisando a frase “laje corporativa” no Google, por exemplo. Você pode encontrar o seguinte resultado:

www.yamidia.com.br exemplo de resultado de pesquisa por meta descrição
Exemplo de tag de meta descrição

Note que a meta descrição nem sempre vai aparecer nos resultados de uma pesquisa do Google, já que ele pode preferir mostrar um snippet (fragmento) do texto da página, mas é útil de várias formas e fundamental que exista dentro do código da página.

Por exemplo, o Google afirmou que as palavras-chave nas meta descrições não afetarão sua classificação. No entanto, uma tag de meta descrição atraente pode estimular os usuários a clicarem em uma página de resultado de pesquisa (SERP, Seach Engine Results Page) para um site, especialmente se a descrição incluir as palavras-chave que eles procuram! Logo, com uma taxa de cliques maior para sua página, suas classificações irão melhorar de forma indireta e melhorar o ranqueamento.

Meta Robots Tag

É um atributo que indica para rastreadores de mecanismos de pesquisa (robôs ou “bots”) sobre o que eles devem fazer com a página.

www.yamidia.com.br exemplo de exibição de tag de robots
Exemplo de tag de robots

Com este atributo, você está dizendo aos mecanismos de pesquisa o que fazer com suas páginas:

index / noindex – informa aos mecanismos se devem ou não mostrar sua página nos resultados de pesquisa.

follow / nofollow – Diz aos motores o que fazer com os links nas suas páginas: se devem confiar e “seguir” os seus links para a página seguinte ou não.

Uso de metatags para SEO e marketing em mecanismos de pesquisa

Meta tags não são difíceis de implementar e você realmente não precisa de um programador, mas precisa de alguma experiência com HTML e de Marketing Digital. A Yamídia pode te ajudar a encontrar as palavras-chave mais eficazes para uso nas metatags do seu site. Vem que dá!

Autoridade

A autoridade é um fator externo de extrema importância para o SEO e funciona com base na relevância de um domínio na internet.

De maneira simplificada, a autoridade de uma página pode ser estimada com base em quantos domínios externos fazem alguma referência para essa página.

Só que não é apenas isso, nesse cálculo, os algorítimos consideram qual é a autoridade desses outros sites que estão com links para essa página. Não adianta ter centenas de links externos apontando para uma página, sem que esses tenham autoridade.

As melhores estratégias são fazer um bom trabalho de divulgação do seu conteúdo por sites que sejam referência nesses assuntos. Programas de parcerias e afiliação também são uma boa forma de melhorar a autoridade de uma página.

Pontos que vou aumentar a autoridade de um domínio:

  1. Ter um nome de domínio coerente com o conteúdo e tema da página
  2. Tenha uma boa estrutura da extensão do seu domínio. Como no exemplo da tag de título, o que vem depois da “/” é de suma importância para aumentar a relevância de cada página e consequentemente do domínio como um todo.
  3. Faça um bom trabalho na criação de tags de descrição, com palavras chave relevantes e coerentes com cada página do site.
  4. Publique muito, mas muito conteúdo bom e autêntico sobre os temas abordados pelo site. Para isso, ter um Blog, fará toda a diferença.
  5. Faça muitas parcerias de divulgação e utilize outros sites com bom alcance para divulgar e promover links orgânicos para o domínio ou página.  O nome disso é link-building
  6. Melhore e invista muito templo planejando e executando um bom plano de marketing e presença digital.

Ganhar autoridade e potencializar o marketing digital em mecanismos de pesquisa.

Quer ter um super plano de marketing digital e ver a sua página sendo divulgada por outros sites formadores de opinião e nas redes sociais por influênciadores digitais? Entre em contato!

Concluindo este post sobre SEO Marketing

Conhecer como as pessoas fazem buscas pelo seu conteúdo é fundamental! A partir disso planejar e estruturar todo os textos das páginas do seu site levando em considração as palavras chave na composição de títulos, tópicos e parágrafos para aumentar a relevância contextual do seu conteúdo e chances de aparecer em uma página de resposta de pequisa do Google.

Ter textos descritivos nas meta tags bem elaborados com palavras chave inerentes ao seu conteúdo aumentam as chances dos buscadores entenderem que ele é útil para as pessoas que estão pesquisando por isso e potencializarão as possibilidades de que suas páginas apareçam para quem buscando por esse assunto na web.

Investir na credibilidade do seu conteúdo para tornar-se referência no tema trará mais autoridade para suas páginas e domínio. Fazer boas divulações por meio de um blog, parcerias com outros sites e redes sociais são ótimos catalizadores para isso!

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