A educação que não ensina

educação inteligência artificial

Hoje vi um vídeo de um menino colando o dever de casa com o Alexa. Como isso pode ser evitado, já que assim não se aprende.

Antes de mais nada, acho importante pontuar que a inteligência artificial (IA) já é uma realidade e que irá revolucionar tudo, cada vez mais.

Acredito que é a evolução mais disruptiva até os dias atuais, principalmente nas comunicações e nas áreas de conhecimento e educação.

Por consequência, faz-se necessário que exista uma reinvenção adaptativa a essa nova realidade. É um processo natural que vai acontecer.

Por fim, existem aplicativos que os pais podem usar para controlar o uso de dispositivos, incluindo assistentes virtuais, pelos seus filhos.

Alguns desses aplicativos permitem que os pais estabeleçam limites de tempo para o uso dos dispositivos, bloqueiem certos aplicativos ou sites, e até mesmo recebam relatórios detalhados sobre o uso dos dispositivos.

Esses aplicativos podem ajudar a prevenir que os alunos usem assistentes virtuais, como o Alexa, para colar seus deveres de casa.

Mas é importante lembrar que a comunicação e a educação por pais e educadores são fundamentais para prevenir esse comportamento.

Abaixo uma sugestão de como implementar o controle dos pais no Alexa.

How to Set Parental Controls on Alexa

Educadores, acompanhem o desenvolvimento de seus alunos!

Como mencionado no início deste texto, existem várias maneiras de evitar que os alunos usem dispositivos de assistência virtual, como o Alexa, para colar seus deveres de casa.

Contudo, uma das maneiras é fornecer tarefas que sejam específicas e difíceis de serem encontradas na internet.

E nessa mesma linha, outra maneira é monitorar o uso dos dispositivos durante o tempo de tarefa, e dar instruções claras sobre o que é e não é permitido.

Mas atenção, também é importante ensinar habilidades de pesquisa e citação para que os alunos saibam como usar fontes de forma apropriada.

Ademais e fundamental, é a importância do acompanhamento dos educadores no desenvolvimento de seus alunos e os ajudem a compreender a importância do aprendizado.

Mas existe alguma forma de controle dos pais que ajude a prevenção disso?

Sim, existem aplicativos que os pais podem usar para controlar o uso de dispositivos, incluindo assistentes virtuais, pelos seus filhos.

Alguns desses aplicativos permitem que os pais estabeleçam limites de tempo para o uso dos dispositivos, bloqueiem certos aplicativos ou sites, e até mesmo recebam relatórios detalhados sobre o uso dos dispositivos.

Além do exemplo já citado, outros aplicativos de controle parental podem ser:

OurPact
Screen Time
Qustodio
Norton Family
Kaspersky Safe Kids
MMGuardian

Esses aplicativos também podem ajudar a prevenir que os alunos usam assistentes virtuais, como o Alexa, para colar seus deveres de casa, mas é importante lembrar que a comunicação e a educação são fundamentais para prevenir esse comportamento.

Este site usa cookies para proporcionar uma experiência de navegação otimizada.