Registre o Domínio
A primeira coisa é registrar o domínio do seu site. Vá até https://registro.br/, pesquise pelo nome que deseja utilizar no seu site ou loja e registre.
Ter o domínio do seu site é o mais importante pois é seu e ninguém nunca vai tirar de você, a menos que deixe de pagar a taxa de manutenção anual. Você tem controle de tudo e como proprietário, poderá colocar e dispor das informações sobre o seu negócio do jeito que desejar.
Seu domínio poderá ser utilizado como um site institucional, loja online, blog ou até mesmo uma página única. Como você vai utilizar o domínio dependerá da sua estratégia.
Registre a sua Marca
Dê entrada no pedido de registro de registro da sua marca e tenha exclusividade do uso https://www.gov.br/inpi/pt-br/servicos/marcas
Use as Redes Sociais
Neste exemplo vamos focar nas Redes Sociais Facebook e Instagram, e também no WhatsApp.
Primeiro crie uma conta no Facebook https://www.facebook.com/
Em seguida, e logado(a) na sua conta do Facebook, você precisa criar uma página do seu negócio em https://www.facebook.com/pages/create/?ref_type=registration_form
Depois crie uma conta do seu negócio no Instagram https://www.instagram.com/accounts/emailsignup/ e configure-a como profissional para que possamos vinculá-la com a sua página do negócio no Facebook e assim utilizar os recursos do Facebook Business, que permitirá criar um Gerenciador de Negócios e de Anúncios.
As páginas de negócios do Facebook, assim como as contas profissionais do Instagram, precisam pertencer a uma pessoa e podem ter um ou mais administradores.
Os administradores são normalmente pessoas de sua confiança, que ajudam na gestão das suas redes sociais e/ou trabalham para o proprietário (freelancer, agência, funcionário, etc.), seja criando e atualizando conteúdo, respondendo e interagindo com seguidores ou fazendo campanhas de marketing digital através de anúncios pagos.
Para ser um administrador é necessário que a pessoa possua uma conta pessoal no Facebook.
Por último, baixe o aplicativo e crie uma conta no WhatsApp Business utilizando um número de telefone que será utilizado na comunicação do seu negócio com clientes https://www.whatsapp.com/business/?lang=pt_br.
Prepare-se para o Dia-a-dia, Pessoas e Funções
Seu dia a dia dependerá do seu plano de negócios, estratégias e de como irá executar suas ações para fomentar o crescimento do seu negócio digital.
Neste exemplo, sugerimos a estrutura necessária e funções que precisam ser realizadas no dia-a-dia da gestão e execução de uma Loja Online que deseja expandir os seus negócios utilizando apenas as Redes Sociais do Facebook e WhatsApp.
Loja Online:
- Funções administrativas:
- Verificar pedidos Pedidos Aprovados: emitir nota fiscal, imprimir etiqueta com as informações do cliente e remetente, despachar, cadastrar o link de rastreamento para acompanhamento do envio pelo cliente.
- Pedidos recusados: entrar em contato com o cliente e sugerir que entre em contato com o banco para avisar que está tentando realizar uma compra no site xyz e depois disso prosseguir com uma nova tentativa de compra.
- Verificar se os pagamentos estão corretos na conta da empresa.
- Responder emails de clientes que tenham entrado em contato pelo e-mail do site.
- Cadastrar novos produtos no site com base na descrição, imagem, video, estoque, variações, dimensões, preço e/ou preço promocional.
- Atualizar o estoque de produtos na medida em que tenham atualização.
- Remover produtos fora de estoque e que não irão sofrer reposição, redirecionando os links para a home da categoria do item.
- Planejamento e reposição de embalagens e itens utilizados no envio de produtos.
- Planejar e implementar promoções, bem como banners de divulgação.
- Funções técnicas
- Manutenção e atualização dos sistemas do site.
- Implementar novas funcionalidades.
- Funções administrativas:
Redes Sociais:
- Planejar postagens na página do facebook e na conta do instagram da empresa que fomentem a interação e o engajamento com seguidores existentes e novos .
- Criar as artes para os posts nos tamanhos e formatos desejados (feed e stories por exemplo, em imagem ou vídeo).
- Postar de acordo com o planejamento.
- Seguir uma rotina que permita verificar e interagir com esses seguidores que podem comentar em uma postagem, enviar uma mensagem, ligar, enviar whatsapp ou e-mail.
- Contrate uma agência especializada ou pessoa para criar campanhas que promovam resultados de acordo com os seus objetivos e metas, através das ferramentas de mídia paga do Facebook Business
WhatsApp:
- Divulgue o contato por whatsapp da empresa em todas as suas presenças digitais (loja online, Facebook e Instagram).
- Responda rápido
- Fomente a compra pelo site pois é lá que todas as informações estarão reunidas referentes a cada pedido de cada cliente, facilitando muito a gestão administrativa da operação e relacionamento com clientes.
Esperamos ter ajudado. Torcendo pelo seu Sucesso!