Primeiros Passos para fazer o seu Negócio Crescer com a Internet

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Registre o Domínio

A primeira coisa é registrar o domínio do seu site. Vá até https://registro.br/, pesquise pelo nome que deseja utilizar no seu site ou loja e registre.

Ter o domínio do seu site é o mais importante pois é seu e ninguém nunca vai tirar de você, a menos que deixe de pagar a taxa de manutenção anual. Você tem controle de tudo e como proprietário, poderá colocar e dispor das informações sobre o seu negócio do jeito que desejar.

Seu domínio poderá ser utilizado como um site institucional, loja online, blog ou até mesmo uma página única. Como você vai utilizar o domínio dependerá da sua estratégia.

Registre a sua Marca

Dê entrada no pedido de registro de registro da sua marca e tenha exclusividade do uso https://www.gov.br/inpi/pt-br/servicos/marcas

Use as Redes Sociais

Neste exemplo vamos focar nas Redes Sociais Facebook e Instagram, e também no WhatsApp.

Primeiro crie uma conta no Facebook https://www.facebook.com/

Em seguida, e logado(a) na sua conta do Facebook, você precisa criar uma página do seu negócio em https://www.facebook.com/pages/create/?ref_type=registration_form

Depois crie uma conta do seu negócio no Instagram https://www.instagram.com/accounts/emailsignup/ e configure-a como profissional para que possamos vinculá-la com a sua página do negócio no Facebook e assim utilizar os recursos do Facebook Business, que permitirá criar um Gerenciador de Negócios e de Anúncios.

As páginas de negócios do Facebook, assim como as contas profissionais do Instagram, precisam pertencer a uma pessoa e podem ter um ou mais administradores.

Os administradores são normalmente pessoas de sua confiança, que ajudam na gestão das suas redes sociais e/ou trabalham para o proprietário (freelancer, agência, funcionário, etc.), seja criando e atualizando conteúdo, respondendo e interagindo com seguidores ou fazendo campanhas de marketing digital através de anúncios pagos.

Para ser um administrador é necessário que a pessoa possua uma conta pessoal no Facebook.

Por último, baixe o aplicativo e crie uma conta no WhatsApp Business utilizando um número de telefone que será utilizado na comunicação do seu negócio com clientes https://www.whatsapp.com/business/?lang=pt_br.

Prepare-se para o Dia-a-dia, Pessoas e Funções

Seu dia a dia dependerá do seu plano de negócios, estratégias e de como irá executar suas ações para fomentar o crescimento do seu negócio digital.

Neste exemplo, sugerimos a estrutura necessária e funções que precisam ser realizadas no dia-a-dia da gestão e execução de uma Loja Online que deseja expandir os seus negócios utilizando apenas as Redes Sociais do Facebook e WhatsApp.

Loja Online:

    1. Funções administrativas:
      1. Verificar pedidos Pedidos Aprovados: emitir nota fiscal, imprimir etiqueta com as informações do cliente e remetente, despachar, cadastrar o link de rastreamento para acompanhamento do envio pelo cliente.
      2. Pedidos recusados: entrar em contato com o cliente e sugerir que entre em contato com o banco para avisar que está tentando realizar uma compra no site xyz e depois disso prosseguir com uma nova tentativa de compra.
      3. Verificar se os pagamentos estão corretos na conta da empresa.
      4. Responder emails de clientes que tenham entrado em contato pelo e-mail do site.
      5. Cadastrar novos produtos no site com base na descrição, imagem, video, estoque, variações, dimensões, preço e/ou preço promocional.
      6. Atualizar o estoque de produtos na medida em que tenham atualização.
      7. Remover produtos fora de estoque e que não irão sofrer reposição, redirecionando os links para a home da categoria do item.
      8. Planejamento e reposição de embalagens e itens utilizados no envio de produtos.
      9. Planejar e implementar promoções, bem como banners de divulgação.
    2. Funções técnicas
        1. Manutenção e atualização dos sistemas do site.
        2. Implementar novas funcionalidades.

Redes Sociais:

  1. Planejar postagens na página do facebook e na conta do instagram da empresa que fomentem a interação e o engajamento com seguidores existentes e novos .
    1. Criar as artes para os posts nos tamanhos e formatos desejados (feed e stories por exemplo, em imagem ou vídeo).
    2. Postar de acordo com o planejamento.
    3. Seguir uma rotina que permita verificar e interagir com esses seguidores que podem comentar em uma postagem, enviar uma mensagem, ligar, enviar whatsapp ou e-mail.
  2. Contrate uma agência especializada ou pessoa para criar campanhas que promovam resultados de acordo com os seus objetivos e metas, através das ferramentas de mídia paga do Facebook Business

WhatsApp:

  1. Divulgue o contato por whatsapp da empresa em todas as suas presenças digitais (loja online, Facebook e Instagram).
    1. Responda rápido
    2. Fomente a compra pelo site pois é lá que todas as informações estarão reunidas referentes a cada pedido de cada cliente, facilitando muito a gestão administrativa da operação e relacionamento com clientes.

Esperamos ter ajudado. Torcendo pelo seu Sucesso!

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